Home »

A REALIDADE DA GRAÇA

sexta-feira, 18 de setembro de 2009 3 comentários

A REVELAÇÃO DAQUILO QUE NOS TEM DADO GENEROSAMENTE
Em 1 Coríntios 2.9 diz: “coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus".
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”.



Paulo fala de uma realidade desconhecida, da qual o homem é incapaz de alcançar por si mesmo, porém, possível de ser desvendada pelo Espírito, uma realidade onde penetrarmos no mais profundo de Deus. Mas como isso funciona? Gratuitamente? O próprio texto nos diz que só alcançaremos essas riquezas espirituais que estão escondidas na profundidade de Deus a partir do momento que rompermos com a influência do espírito do mundo, a partir de então, poderemos conhecer o que Ele já nos tem disponibilizado generosamente.

A palavra mais exata para o termo traduzido como "Gratuitamente" é “carisyenta” derivada de "charizomai" que pode ser entendida no sentido de “dar generosamente”, um entendimento mais profundo que confirma a idéia de estarmos diante do Deus que deseja mostrar-se liberalmente, a partir da nossa mínima correspondencia, por causa do seu amor, misericórdia, bondade e generosidade. "Por causa da sua Sua graça"...


Essa palavra aparece mais uma vez em Gálatas 3:18 onde diz: “Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão”. É nesse mesmo pensamento que Paulo coloca a promessa de uma herança estabelecida em aliança com Abraão acima da lei, visto que a promessa veio 430 anos antes, porém, essa promessa foi dada “charizomai”, não gratuitamente, mas sim, generosamente a partir do momento que Abraão se dispôs a crer e cumprir os termos dessa aliança que hoje se cumpre espiritualmente em nós por meio de Cristo Jesus.


Não temos recebido a promessa de uma herança que é resultado da generosidade de Deus e que será alcançada a partir do momento que vivermos dentro dessa realidade de aliança e filiação sendo desenvolvidos pela obediência. (Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo. Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai. vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Gálatas 4.1-6)


A GRAÇA QUE NOS FAZ AGRADÁVEIS AO PAI
Um último texto que poderíamos ver a respeito dessa graça que nos tem um custo é Efésios 1.3-6 que diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado”.


Esse texto parece ter (Principalmente na versão Revista e Atualizada), um problema sério de tradução, uma vez que Paulo fala a respeito de uma realidade de filiação em Cristo Jesus, que deve resultar em louvor no sentido de reconhecimento, proclamação da glória dessa Graça, que nos fez ser agradáveis, que nos tornou “filhos” e não uma graça que nos “deu gratuitamente no amado”. A palavra é “caritov” e aparece no sentido de “tornar gracioso e agradável”. 


Esse texto confirma o propósito eterno de Deus Pai que estabeleceu um destino de antemão, a fim de sermos estabelecidos como filhos em Cristo Jesus, e juntamente com Ele, nos tornarmos agradáveis ao Pai. Isso traz propósito e direção para essa realidade de graça que não nos foi dada gratuitamente, ou seja, sem motivo, mas para estarmos inseridos e aperfeiçoados visando o cumprimento de um Plano estabelecido antes da fundação do mundo, de ser Pai de muitos “filhos” semelhantes a Jesus.


Estamos pensando sobre essa "Graça gratuita" porque além de um problema lingüístico, encontramos uma herança cultural de "Pão e Circo" ou outras como a "Lei de Gerson" (gosta de levar vantagem em tudo), modelando pessoas desprovidas de responsabilidades, que evitam se submeter as exigências necessárias para a construção de um novo modelo cultural. 


Portanto, existe uma realidade de graça que está em Deus, e partir dela "existirmos" para sua glória, porém, nada disso é gratuito, como vimos até aqui, tudo partiu de um pagamento, identificação, e é ativado pela fé.

E para encerrar quero te lembrar do recenseamento Davi que trouxe a conseqüência de setenta mil homens mortos. Diante disso, Davi foi até a eira de Orna para construir um altar, que traria novamente favor sobre sua vida e o povo, porém, Davi diz algo importante, “dá-me pelo seu devido valor”, ele reconhecia sua condição e a necessidade desse favor, e mesmo diante da possibilidade de usar o campo gratuitamente entendeu que não poderia receber um favor sem que lhe custasse algo. Não se trata de merecimento, mas de reconhecer sua importância e significado.Não podemos mais negligenciar tão grande Salvação.


Acredito que passaremos a valorizar essa realidade de Graça quando começarmos reconhecer o preço que Cristo pagou por ela. (1 Crônicas 21:24) . Tudo que tem valor tem seu significado e sentido dentro do propósito de Deus para nossas vidas. Quando deixarmos que essa verdade transforme nossa mente, poderemos experimentar mudar nossa maneira de ver e viver dentro do Reino.

Ouça PODCAST sobre "Uma Graça não Gratuita - PARTE V"
Clique na Imagem

3 comments »

  • Hermes C. Fernandes said:  

    Parabéns pelo belo trabalho com o blog.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

  • Pri Mataruna said:  

    Anderson, continue nos ensinando. Não pare! :) Abração!

  • Anderson e Andréa Bomfim said:  

    Obrigado Hermes
    Visitei seu Blog e fiquei impactado
    com o ministerio que Deus lhe tem confiado. Obrigado pela palavra de encorajamento. Estaremos acompanhando o blog sim...

    Fraternalmente em Cristo
    Anderson Bomfim